Notícias
.
Jantar tertúlia OPRUB
quinta-feira, 3 de Julho
30-06-2008
O próximo encontro OPRUB será na quinta-feira 03 de Julho, na Casa da Juventude da Galiza, na Rua Júlio de Andrade, nº 3, às 20h00

Fotografia Filipe Casaca, Público
Roseta pede novo contrato social para concretizar democracia
São José Almeida, Público, 28-06-2008 | 2 comentários
Querem levar os direitos das mulheres para a agenda política rumo a uma sociedade paritária.
As formas de lá chegar é que são diferentes.
A exigência da construção de uma sociedade paritária, como forma de concretizar a democracia, foi ontem apontada como o objectivo a conquistar por Helena Roseta, ao intervir no debate sobre Feminismos e poder político, um dos painéis de discussão que integram o Congresso Feminista.

.
CPL querem debater com moradores reabilitação da Mouraria
"Desilusão" é como os moradores qualificam o chumbo da proposta dos CPL
Catarina Prelhaz, Público (título e destaques nossos) , 27-06-2008
Os CPL vão ouvir os autarcas e a população da Mouraria. Depois, a proposta volta à câmara, garante Helena Roseta.

.
BE também condenou evento da Praça das Flores
Serviços camarários alertaram em devido tempo
Catarina Prelhaz, Público, 27-06-2008
Serviços camarários questionaram licenciamento da iniciativa devido aos previsíveis elevados níveis de ruído provocado pela programa musical

.
Reunião CML 25 de Junho
SOL/LUSA, 26-06-2008
A Câmara de Lisboa aprovou hoje submeter à discussão pública o plano geral de intervenção da frente ribeirinha, com a oposição a criticar a falta de eficácia do documento

Reunião CML 25 de Junho
Lusa/SOL, 26-06-2008
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje a adesão ao sistema de comunicações de emergência nacional, o SIRESP, com as abstenções do PCP e do movimento Cidadãos por Lisboa


.
Ana Henriques, Público, 26-06-2008 | 3 comentários
Isenção de IMT em urbanização que esteve ligada ao empresário Pereira Coutinho posta em causa também pela vereadora Helena Roseta

.
Reunião CML 25 de Junho
Proposta CPL para reabilitação da Mouraria
Catarina Prelhaz, Público (bolds nossos), 26-06-2008 | 1 comentário
O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, achou uma "excelente ideia" a proposta das vereadoras dos Cidadãos por Lisboa (CPL) para a reabilitação do bairro histórico da Mouraria, mas acabou por reprová-la juntamente com os outros vereadores socialistas e a restante oposição, à excepção dos autarcas do movimento Lisboa com Carmona (LCC), que se abstiveram.

.
ilustração de Manuel João Ramos
Luís Garcia , JN, 26-06-2008
Estará Lisboa pronta para acolher, na sua rede colectiva de transportes, os milhares de pessoas que vão deixar o carro em casa devido ao aumento do preço dos combustíveis? Os especialistas consideram que ainda há muito a fazer.

vale de ancântara com ribeira 1912
Reunião CML de 25 de Junho
S.O., com LUSA, 25-06-2008 | 1 comentário
Os vereadores eleitos pela lista 'Cidadãos por Lisboa' vão propor hoje, na reunião do executivo, a classificação como zona de interesse municipal de toda a área abrangida pelo plano global de intervenções da zona ribeirinha, nos termos da lei de Bases do Património.

.
Reunião CML de 25 de Julho
ACL, LUSA, 24-06-2008
A Câmara de Lisboa discute quarta-feira em reunião do executivo municipal a actualização do plano de urbanização do núcleo histórico da Mouraria, proposta pelo movimento Cidadãos por Lisboa (CPL).

Luta por rifas
Como foi
Fábrica do Braço de Prata
23-06-2008
Pela meia-noite esgotámos o primeiro lote de sardinhas. Do segundo nada sobrou. As rifas voaram, a cerveja quase não chegou, do vinho ninguém se queixou e, às duas da manhã, ainda havia quem cantasse "venham mais cinco".
Venha o próximo arraial! Deste, ficam para a história algumas fotografias.

.
"É o momento de arrepiar caminho", diz Roseta
ACL/AH , Lusa, 23-06-2008
A vereadora Helena Roseta (Cidadãos por Lisboa) defendeu hoje que a demissão de José Miguel Júdice da Sociedade Frente Tejo pode ser uma boa oportunidade para repensar a intervenção na zona ribeirinha de Lisboa.

.
CPL votaram contra contas apresentadas
Ana Henriques, Público, 21-06-2008
A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) já devia ter sido extinta, defende o fiscalista Saldanha Sanches, que foi mandatário financeiro da campanha eleitoral de António Costa.

.
Praça das Flores
ACL, LUSA, 17-06-2008 | 1 comentário
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje uma moção de censura do PSD ao vereador dos Espaços Verdes na Câmara de Lisboa, Sá Fernandes, exortando o presidente da Câmara, António Costa (PS), a retirar-lhe o pelouro.

Arraial
Na Fábrica do Braço de Prata
Marque já na sua agenda.
16-06-2008
O nosso jantar faz lembrar como é bom ver tantos Cidadãos por Lisboa de uma só vez!
Está garantido, a 20 de Junho, há arraial.
Com música ao vivo, sardinhas e imperiais, muitas surpresas e animação. A partir das 18h30, até apetecer, no Braço de Prata.
Para saber mais, continue a vir espreitar este nosso novo sítio.
E avise os amigos. Espaço não falta.
Já agora, se quiser participar activamente, com algum talento que ajude a animar a festa, melhor ainda.
Veja AQUI COMO CHEGAR

.
Lei eleitoral autárquica pode só aceitar as coligações de partidos
Movimento vai pedir esclarecimentos à AR e ao Tribunal Constitucional
Eva Cabral, DN, 14-06-2008 | 2 comentários
O Movimento Cidadãos por Lisboa, que tem em Helena Roseta o seu rosto mais conhecido, vai candidatar-se às próximas eleições autárquicas, indo solicitar desde logo à Assembleia da República a interpretação autêntica da lei eleitoral autárquica, uma vez que esta parece só admitir candidaturas de "coligações de partidos políticos constituídos para fins eleitorais".

Fotografia de João Amaro Correia
Reacções
12-06-2008 | 3 comentários
Na sequência da cedência de utilização da Praça das Flores para apresentação de um novo modelo de automóvel, numa privatização da utilização do espaço público, temos recebido inúmeros telefonemas e emails de munícipes com opiniões, reclamações ou a pedir informações.
Se clicar no título encontra links para as nossas tomadas de posição, a opinião de munícipes que consentiram na sua publicação, e notícias sobre a praça na imprensa.

.
Cidadãos por Lisboa pronunciaram-se contra
Proposta aprovada em reunião CML
Portugal Diário (destaques nossos), 12-06-2008 | 3 comentários
Novas propostas de cedência de espaço público para eventos comerciais foram ontem aprovadas em reunião da CML. CPL pronunciaram-se contra.
E aguardam discussão da sua proposta que defende um projecto de regulamento municipal sobre direito ao ambiente urbano e à reserva de publicidade no espaço público.

Madalena
FILME-HOMENAGEM - Madalena Barbosa
Segunda-Feira, 16 de Junho, 18h30 - Cinema São Jorge
09-06-2008
ZEIT DER HOFFNUNGEN
Drei Frauen in einer Portugiesischen Familie, Evelyn Schels, 2003
Ou, Tempo de Esperança, três mulheres de uma família portuguesa.
(Originalmente, integrado na série «Países estrangeiros - 3 Gerações - Através do olhar das mulheres». Produzido pela cadeia de televisão Bayerischen Rundfunks - Bayerischen Fernsehen).
Uma iniciativa no âmbito do Congresso Feminista, que terá lugar no fim deste mês em Lisboa.
Para mais informações sobre todo o programa clique no título.

.
Pelo nosso mandatário Professor Galopim de Carvalho
09-06-2008
Certa casa portuguesa chamava Arroz de Enguia ao que, afinal, era um Arroz de Coelho. Estes e outros mistérios são explicados pelo nosso querido mandatário, Professor Galopim de Carvalho, no seu blog Sopas de Pedra que AQUI deixamos.

.
08-06-2008
Deixamos vários links para as notícias mais recentes sobre o Casino de Lisboa.
Em Fevereiro, Helena Roseta fez várias declarações que pode também consultar.

.
07-06-2008
Os vereadores Cidadãos por Lisboa propuseram quarta-feira passada o agendamento de um projecto de regulamento sobre "Direito ao ambiente urbano e à reserva de publicidade no espaço público". A proposta surge na sequência do caso da Praça das Flores.

.
Parlamento discutiu petição
www.esquerda.net, 06-06-2008
A petição da Plataforma Artigo 65
a defender a elaboração de uma Lei de Bases da Habitação foi discutida esta sexta-feira no parlamento. Os cinco mil subscritores defendem a criação de um grupo de trabalho que prepare esse diploma para ter efeito no Plano Estratégico da Habitação 2007-2013.

ANA MAFALDA INÁCIO , DN, 05-06-2008 | 1 comentário
Eram 13.42 quando uma aluna da Escola 2+3 D. José I, na Avenida Carlos Paredes, na Azinhaga da Musgueira, foi atropelada mortalmente por um autocarro. Os professores dizem que era uma morte anunciada, pois ali não há passadeiras nem sinalização de precaução para a saída de alunos.

.
Apresentação automóvel na Praça das Flores provoca tumultos que acabam na esquadra da polícia
Catarina Prelhaz, Público, 05-06-2008 | 10 comentários
A apresentação de um novo modelo da marca de automóveis Skoda arrancou ontem à tarde na Praça das Flores, em Lisboa, sob os protestos dos comerciantes e moradores da zona. Em causa está o facto de a Câmara de Lisboa ter autorizado que a organização vedasse o local durante os 17 dias do evento, condicionando o acesso automóvel e pedonal à praça, a troco de 150 mil euros e da reabilitação do jardim central.

Imagem Hotel em 3D
Figueira da Foz
JLS., Lusa (bolds nossos), 01-06-2008 | 1 comentário
O movimento de cidadãos que contesta uma urbanização na Figueira da Foz anunciou hoje que vai pedir a perda de mandato do Presidente da Câmara, caso o autarca não suspenda as funções e as obras do empreendimento.
O mesmo movimento contactou Helena Roseta que se solidarizou com a sua luta.
Veja AQUI
a mensagem enviada.
Veja os comentários do movimento AQUI
Espreite o blog oficial do movimento AQUI e leia a notícia da Lusa.
.
 
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007